terça-feira, 8 de outubro de 2013

MENINAS DO GRUPO DE SUPERVISÃO PSICOPEDAGÓGICA

1. O que acharam do texto sobre o protocolo breve?
2. Que ideias vocês construíram sobre o protocolo? qual o papel de um protocolo numa avaliação psicopedagógica?

Aguardo opiniões de vocês aqui no blog, no link sobre comentários.
beijos.

8 comentários:

  1. 1. O texto nos mostra a importância de um "modelo de protocolo breve", como parte integrante de um protocolo multidisciplinar. Para mim, o texto foi de fundamental importância em meu crescimento profissional, uma vez que foi esclarecedor mostrando o quanto é necessário registrar em forma de protocolo as sequências da avaliação psicopedagógica.

    2. Protocolo é o registro de regras e procedimentos a serem seguidos, logo, se faz necessária a "formalidade" desses procedimentos observados durante uma sessão psicopedagógica. O papel de um protocolo na avaliação além de registrar os procediemntos, é de dar direção a atividade da criança que está sendo observada/avaliada de forma sequencial.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. 1.O texto "modelo de protocolo breve", é de fundamental importância para compor um protocolo multidisciplinar. O texto foi bastante esclarecedor, onde mostrou-me que devemos seguir um protocolo e registrar nossas observações.

    2. Podemos entender como protocolo um conjunto de procedimentos e regras de funcionamento a serem seguidos.Em todo lugar existe "protocolo", pois é vital para a sociedade existir, facilitando o entendimento geral do grupo.O papel do protocolo psicopedagógico, além de registrar tais procedimentos, servirá para dar direcionamento à atividade onde a criança está sendo avaliada.

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    1. Exatamente, Ananda. Parabéns. O protocolo é imprescindível em toda avaliação feita.

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  4. É isso aí Sayuri, exatamente isto. O Protocolo na clínica psicopedagógica permite uma avaliação mais segura.beijos.

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  5. E as outras meninas, leram o protocolo?

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  6. 1º Esclarecedor. Dá um "norte" para investigar de forma coerente o sujeito e chegar a um diagnóstico fundamentado a uma teoria.
    2º De saber aonde e como o sujeito está inserido no que se refere a sua aprendizagem;
    De como encontrar uma maneira de fornecer estímulos para que o mesmo possa desenvolver características para que a aprendizagem seja reorganizada;
    De entender que o sujeito esta inserido em um esquema construído a partir do seu "eu'.
    Investigar às manifestações cognitivo-afetiva do sujeito em situação de aprendizagem e depois direcionar uma avaliação multidisciplinar para desenvolver o desempenho da criança e/ou adolescente.

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  7. Muito bem! É isso aí. Importantes conclusões a respeito do protocolo.

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